Maio Amarelo: Conscientização e Segurança no Trânsito

A sua atenção no trânsito, preserva vidas!

Você sabia que, a cada 15 minutos, uma pessoa morre de acidente de trânsito no Brasil? E a cada 2 minutos, uma sofre sequelas decorrentes dos ferimentos do acidente? Esses são dados de um estudo realizado em 2019 pela Organização Mundial de Saúde, a OMS.

Ajude a mudar esses números, pratique uma direção preventiva e defensiva. Confira, a seguir, algumas dicas para saber como fazer a sua parte por um trânsito mais seguro:

– Respeite os limites de velocidade
Antes de pisar no acelerador, considere que o limite de velocidade imposto em cada via não é por acaso. Estudos que envolvem a própria condição do local, o fluxo de trânsito e os riscos, entre outros fatores, influenciam essa velocidade máxima permitida.

– Esteja em boas condições
Infelizmente, é comum as pessoas pegarem o volante sem as condições físicas e psicológicas necessárias. O sono ou o consumo de drogas e álcool, por exemplo, são capazes de diminuir o reflexo do motorista — bem como afetar o seu raciocínio, a sua coordenação motora e, até mesmo, a sua capacidade de julgamento.

– Evite o uso de celular
Não é por acaso que os celulares estão na mira das campanhas de acidentes de trânsito: o uso do aparelho ao volante diminui drasticamente a atenção que o condutor dá ao ato de dirigir e tudo o que está envolvido nele, como acompanhar os retrovisores, dar a seta e se manter de olho no que os outros veículos estão fazendo.

– Mantenha uma distância segura
Manter uma distância segura do veículo da frente é uma atitude que ajuda a evitar acidentes graves e também multas. Afinal, é fundamental que haja um espaço entre os carros para que o de trás possa frear com segurança, caso o da frente se veja
obrigado a parar ou desviar de algum obstáculo.

Uma campanha da Cooperauto sobre o Maio Amarelo, Conscientização e Segurança no Trânsito.

Fonte: Maio Amarelo, Onu e Hospital Albert Einstein